lucas berti Profile picture
Jul 14, 2018 27 tweets 11 min read Twitter logo Read on Twitter
GIRÃO DA AMÉRICA - O resumo das notícias da semana, país a país

🇦🇷🇧🇴🇨🇱🇨🇷🇪🇨🇭🇳🇸🇻🇵🇪🇨🇴🇲🇽🇻🇪

#AmericaLatina #Noticias
ARG 🇦🇷 (1/3)

O Congresso argentino aprovou uma lei que blinda crianças que acabam "órfãs" de crimes de gênero. Nos últimos 10 anos, ONGs falam em 3378 pessoas que são filhas de mães assassinadas. Mais uma vitória de grupos feministas, além do aborto.

oglobo.globo.com/sociedade/cong…
ARG 🇦🇷 (2/3)

A economia argentina corre contra o tempo para aliviar os gastos públicos, condição dada pelo FMI para o empréstimo emergencial de U$ 50 bilhões. O desfecho de 2018 será duro: espera-se que a dívida chegue ao ápice no final do ano. Sufoco

g1.globo.com/economia/notic…
ARG 🇦🇷 (3/3)

Agora o ato non sense de Macri da semana: presidente aumentou salários de militares em 20%. Mesmo às vésperas de receber líderes do FMI e com uma difícil meta de redução do déficit. Ninguém entendeu. Um resumo:

BOL 🇧🇴

Evo Morales falou do óbvio: a Unasul não anda bem. Obsoleta atualmente, a união latina viu várias lideranças suspenderem a participação por impasses políticos e crises de corrupção. Diplomacia em baixa. Morales é o atual presidente (rotativo).

istoe.com.br/evo-morales-ga…
COL 🇨🇴 (1/2)

As FARC começam a responder pelos crimes de guerra à justiça. Por mais de 50 anos, a guerrilha foi responsável por ao menos 260 mil mortos, além de sequestros e desaparecimentos. Lideranças prestam esclarecimentos, apesar da anistia geral.

caracol.com.co/radio/2018/07/…
COL 🇨🇴 (2/2)

Às vésperas de passar o bastão para Iván Duque (direitista-uribista recém-eleito), Juan M. Santos promete conter a violência contra ativistas. Recentemente, a líder da campanha do esquerdista Gustavo Petro foi morta. Realidade no país.

oglobo.globo.com/mundo/santos-a…
CHI 🇨🇱 (1/2)

A ex-presidente chilena Michelle Bachelet, que deixou o governo recentemente com boa gestão, causou polêmica no parlamento quando afirmou querer visitar o também ex-presidente Lula, hoje preso. A oposição quer vetar o possível encontro.

www1.folha.uol.com.br/colunas/monica…
CHI 🇨🇱 (2/2)

Outro sacerdote da igreja católica chilena recebeu ordem de prisão por suposto envolvimento em caos de pedofilia. Oscar Muñoz, de 56 anos, era da alta cúpula da arquidiocese do país. A instituição religiosa vive a maior crise da história.

rtp.pt/noticias/mundo…
CRC 🇨🇷

A Costa Rica é um exemplo atípico entre os latinos: economia estável, violência estancada e um projeto sustentável sólido. O presidente Carlos Alvarado, jovem progressista, quer acabar com o consumo de combustíveis fósseis até 2021.

epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/…
CUBA 🇨🇺(1/2)

A nova Constituição deve mudar algumas regras: mandato presidencial limitado a 5 anos e a proibição de discriminação com base na identidade de gênero, além da existência de um presidente da rep. e não só um chefe do conselho de estados.

noticias.uol.com.br/ultimas-notici…
CUBA 🇨🇺(2/2)

Para quem quiser entender as mudanças da família Castro para Díaz-Canel, que se relacionam com essa reforma constitucional, fiz um texto há uns meses para explicar.

dafronteiraprala.wordpress.com/2018/04/16/com…
EQU 🇪🇨

Um dos fundadores do @wikileaks, Assange tem asilo na embaixada equatoriana em Londres desde 2012. O caso do ciberativista tem relação com o ex-presidente do Equador Rafael Correa, que recentemente recebeu ordem de prisão por suposto sequestro.

em.com.br/app/noticia/in…
ELS 🇸🇻

O presidente salvadorenho Salvador Sánchez dará esclarecimentos à justiça do país por supostamente ter sido responsável pelo desaparecimento do embaixador da África do Sul, no final da década de 70, quando Sánchez era líder guerrilheiro.

noticias.uol.com.br/ultimas-notici…
GUA 🇬🇹

Jimmy Morales, presidente da Guatemala, foi acusado de cometer abuso sexual contra mais de dez mulheres. A denúncia chegou ao MP do país após denúncias do ex-ministro das Relações Exteriores Edgar Gutiérrez. Política latina e seus absurdos.

veja.abril.com.br/mundo/presiden…
HAITI 🇭🇹

O país passa por uma onda sem fim de protestos violentos diante de um anúncio relâmpago de que os preços dos combustíveis subiriam. A população se revoltou. Muita coisa rolando. Mas calma lá turminha, eu fiz esse moment aqui resumindo o caso:

HON 🇭🇳

"11 mulheres são assassinadas diariamente e 90% dos casos que ocorreram, nos últimos 15 anos, permanecem impunes. A conclusão é do Observatório da Violência da Universidade Nacional Autônoma de Honduras".

Autoexplicativo. Lamentável. Desumano.

istoe.com.br/em-honduras-90…
MÉX 🇲🇽 (1/2)

López Obrador, presidente de esquerda eleito, quer novos rumos com o governo dos EUA. Mesmo ideologicamente opostos, AMLO e Trump pretendem afinar os discursos. Em jogo há: uma relação econômica decisiva e uma crise de fronteira desumana.

terra.com.br/noticias/mundo…
MÉX 🇲🇽 (2/2)

A política "no tolerance" de Trump tem tanto efeitos diretos, como a separação cruel de famílias na fronteira, como indiretos, tais quais episódios crescentes de xenofobia.

Um mexicano de 91 ANOS foi agredido com um tijolo nos EUA. Aqui:

NIC 🇳🇮

Precisamos falar sobre a violência política vinda da repressão do governo Ortega. Este tuíte é de hoje (14/07). Vejam um resumo rápido dos absurdos que acontecem em tempo real na Nicarágua em 2018:

PAN 🇵🇦

China quer conquistar o mercado latino. Um dos "alvos" é o Panamá, que já tem Pequim como o 3º destino de exportações (US$ 42 mi em 2017). Café, pele de bovinos, farinha de pescada são os principais produtos. Ideia é atrair investimentos também.

www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/0…
PERU 🇵🇪

A política de lá é uma bomba relógio. Depois da renúncia do ex-presidente PPK em março por suposto envolvimento em corrupção (Odebrecht), novos casos: 5 juízes e um ministro. Eles "combinaram" o veredito de um crime de estupro. Esse é o nível.

em.com.br/app/noticia/in…
REP DOM 🇵🇦

O ciclone tropical Beryl deixa o país em alerta. Mais de 140 mil pontos do país estão sem energia. Autoridades ainda classificam o fenômeno de forma "flutuante": oscila entre furacão e tempestade tropical, dependendo da intensidade.

br.sputniknews.com/americas/20180…
URU 🇺🇾

Investimentos subiram 100% no último ano. A ideia do governo é seguir incentivando o aumento via Lei de Promoção de Investimentos, que pretende seguir atraindo capital. Foram U$ 367 mi em 2018, segundo a presidência, em nota.

dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/no…
VEN 🇻🇪(1/∞)

A ex-promotora-geral do Ministério Público venezuelano, Luisa Ortega Díaz, afirmou que o ex-presidente Chávez morreu em 2012, não em 2013. Ortega está fora do país e é uma crítica dissidente do chavismo. Habemus conspirações.

br.sputniknews.com/americas/20180…
VEN 🇻🇪(2/∞)

Produção de petróleo por refinarias venezuelanas segue no pior patamar das últimas duas décadas, segundo a Opep. O principal produto da esfacelada economia de Caracas enfrenta baixas (ou ao menos oscilações) produtivas desde 2014.

em.com.br/app/noticia/in…
Fim do girão.

Agora é hora (não para todos) de relaxar, hidratar o corpinho, curtir o sabadão e esperar a final da Copa. Esse foi mais um resumo da galáxia latino-americana e seus buracos negros diplomáticos e esquisitices de outro mundo.

Até a semana que vem. #AmericaLatina

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with lucas berti

lucas berti Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(