Sabia que os índios, africanos, chineses e muitos outros davam nomes batutas pras estrelinhas? Não eram só os gregos não, viu?
Quer conhecer mais sobre nossos ancestrais e de quebra não deixar que mais uma parte da história morra? Cola junto desta #AstroThreadBR
Os povos ao redor do mundo são MUITO diferentes: Vivem em regiões diferentes, com culturas únicas e aparências distintas. Tudo isto foi importante para que nossos ancestrais vissem no céu formas no mínimo brisadas, para um mesmo véu com contas brilhantes. A Via Láctea.
Quer ver?
Por exemplo, sabia que os tupis-guaranis achavam que a Via Láctea era o caminho das antas? Acredita?
Pensa se nós adotássemos a fauna e cultura do Brasil para nomear as constelações...Capivara Maior... Cinturão de Curupira...PEIXES-Bois...
E como VOCÊ acha que seria?
Agora vamos dar um pulinho no nosso vizinho Peru:
Lá os antigos nativos viam uma grande mancha negra da Via Láctea e disto viam uma Lhama, cujos olhos seriam Alpha e Beta Centauri e seu filhote (???).
Tudo bem, todos gostamos de Lhamas!
Os egípcios achavam que a Via Láctea era o Nilo celeste e… é só isso mesmo!
Outro mito africano dizia que uma menina de uma raça bem antiga teria jogado cinzas de uma fogueira no céu, criando um caminho para perdidos caçadores acharem o caminho, e as estrelas seriam raízes, as brancas comestíveis e as vermelhas muito velhas para se comer.
Essa é nova!
Na China criaram uma história que dizia que a Via Láctea é um Rio Prateado criado pela Rainha-Mãe Celestial para separar sua filha de seu amante.
Claramente uma maternidade tóxica!
Na mitologia grega se dizia que Hera, esposa de Zeus, deu de mamar para Hércules no Monte Olimpo. Ao perceber que o filho não era seu, o rejeitou, derramando sob os céus seu leite divino que formaria então o caminho de estrelas. Daí o nome Via Láctea: Caminho de Leite.
Hoje sabemos que a VL é compostas por muitas estrelas e nuvens moleculares que formam o Braço de Sagitário de nossa Galáxia que também foi chamada de Via Láctea. Também, depois de tudo isto…
Bom pessoal, acredito que grande parte de vocês não conheciam estas histórias e pergunto a vocês por quê é importante conhecermos elas?
Como vimos no incidente do Museu Nacional, nossa história é bem frágil, podendo ser modificada e apagada facilmente.
Entender como nossos antepassados se relacionavam com as estrelas nos faz entender mais sobre nosso desenvolvimento e porque a astronomia é do jeito que é agora.
Espero que vejam como eu vejo o potencial que estas curiosidades têm de despertar o interesse de pessoas alheias a astronomia para conhecer mais deste nosso Universo.
Mas e aí? Vai um leitinho aí?
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh