A criação do #DiaNacionalDaCachaça foi uma iniciativa do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), instituída em junho de 2009.
O dia 13 de setembro foi escolhido em homenagem a data em que a cachaça passou a ser oficialmente liberada para a fabricação e venda no Brasil, em 13 de setembro de 1661.
Esta legalização, no entanto, só foi possível após uma revolta popular contra as imposições da Coroa portuguesa, conhecida como "Revolta da Cachaça", ocorrida no Rio de Janeiro.
Até então, a Coroa portuguesa impedia a produção da cachaça no país, pois o seu objetivo era substituir esta bebida pela bagaceira, uma aguardente típica de Portugal.
A cachaça é uma bebida alcoólica muito apreciada no Brasil, tendo como base principal a cana-de-açúcar. Atualmente, no entanto, existem diferentes variantes da cachaça e com diferentes sabores.
O Brasil produz aproximadamente 1,2 bilhões de litros de cachaça por ano e o maior produtor de cachaça no Brasil industrial é o estado de SP, seguido de Pernambuco, Ceará, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraíba. Por sua vez, Minas e Rio lideram a produção de cachaça artesanal.
A cachaça brasileira é exportada para mais de 60 países, sendo a Alemanha responsável por aproximadamente 30% da sua importação.
A cachaça tem em média 40% de teor alcoólico e, atualmente, é definida como um produto cultural brasileiro.
A bebida tem vários sinônimos e alguns deles bastante curiosos como mata-bicho, branquinha, parati, bicha, "água que passarinho não bebe", marvada, veneno, boa, etc.
Durante os ataques ao continente africano, Britânicos foram assombrados por uma resistência inviolável e furiosa, liderada por um dos povos guerreiros do continente africano. Um exército, poderoso que foi idealizado por um dos líderes mais rígidos da história, Shaka Zulu...
Zulu é o nome de um dos maiores grupos étnicos da África, oriundos do povo Nguni e fundado por Zulu kaMalandela. A arte desse povo é reconhecida mundialmente através de um famoso chapéu feminino, Isicholo. Na cultura Zulu pessoas são enterradas sentadas, olhando para sua cabana.
O reino Zulu era dividido por vários clãs, cada um com um chefe e todos liderados pelo suserano. Era muito comum que esse povo se deslocasse muito, devido à escassez de recursos ou conflito com outros povos de regiões compartilhadas. Era difícil se fortalecer como reino assim.
Pesquisadores da Escola de Economia de Estocolmo, da Universidade de Estocolmo e da Universidade de Nova York ouviu ganhadores de loteria e botou em cheque o ditado que diz que dinheiro não traz felicidade.
Aqueles q ganharam prêmios entre 100 mil e um milhão de dólares se declaram mto mais satisfeitos com suas vidas q aqueles q ganharam até 100 mil dólares. P/ chegar a esse resultado, os pesquisadores ouviram + de 3 mil pessoas entre 5 e 22 anos depois q elas ganharam na loteria.
Quanto maior o ganho, maior o nível de bem-estar. O estudo também mostrou que a riqueza tem efeitos no longo prazo, mostrando que os vencedores de loteria suecos se mantiveram felizes por mais de 10 anos e não houve evidências que o nível de saúde mental diminuiu com o tempo.
E se para proteger a Terra fosse necessário jogar sinuca com asteroides? A Nasa talvez se torne um tipo de Rui Chapéu para isso, veja:
Acredite se quiser: cientistas estão propondo jogar pequenos e benéficos asteroides próximos da Terra em direção a grandes e perigosos corpos celestes, como em uma partida de sinuca cósmica de alto risco.
Há milhões de asteroides perto da Terra, um fator de risco: quando um meteoro explodiu no céu da cidade russa de Chelyabinsk provocou uma onda de choque, estilhaçando janelas e deixando aproximadamente 1.500 pessoas feridas pelos estilhaços.
"DR. GOOGLE": 40% fazem diagnóstico de doença pela Internet e maioria tem ensino superior, levantamento do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ).
O “doutor Google” é mais consultado por pessoas das classes A e B, com curso superior e jovens, segundo levantamento do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ). Feito em maio de 2018, o levantamento ouviu 2090 pessoas em 120 municípios, incluindo todas as capitais.
Estudo sobre o tema apontou que 40,9% dos brasileiros fazem autodiagnóstico pela internet. Desses, 63,84% têm formação superior. Na edição atual, os pesquisadores resolveram traçar o perfil de quem busca diagnósticos na internet.
O estudo Phone Life Balance (Motorola), feita em parceria com a psicóloga e especialista em comportamento Nancy Etcoff, realizado todo ano p/ investigar o impacto dos dispositivos móveis na vida das pessoas, revelou q 41,52% dos participantes são dependentes de smartphones
Ainda segundo o estudo, 65% deles confessam entrar em pânico ao pensar em ficar sem o aparelho, 27,7% dos participantes disseram que deixam o celular ao alcance o dia todo e 36,8% deixam o aparelho com a tela virada para cima na mesa quando estão jantando.
Além disso, 30,2% disseram levar o smartphone para o banheiro e 76% contaram que conferem o celular antes de levantar da cama.
Bares criam código para ajudar mulheres que estão em perigo em um encontro, olha como funciona nesta sequência:
Muitas mulheres ficam amedrontadas num primeiro encontro ruim. Nos Estados Unidos e na África do Sul, bares criaram a “bebida secreta” como código para mulheres em situação de risco.
A técnica funciona da seguinte maneira: se a moça pedir um “Angel shot” puro, o barman vai acompanhá-la até o carro; se pedir com gelo, o garçom vai pedir um Uber ou um Lyft. E, se pedir com limão, vai chamar a polícia. As informações são do portal Daily Mirror.