Vai chegar ou já chegou na timeline de vocês uma discussão sobre os termos do novo Código de Conduta do #Linux. Aparentemente alguns desenvolvedores não gostaram do CdC e estão querendo cancelar suas contribuições ao kernel, supostamente ameaçando o Linux. Thread.
O Linux é gerenciado pela GPL2. A licença não menciona capacidade de cancelamento (revoke em inglês). Isso está mencionado como uma brecha que essas pessoas poderiam usar para cancelar o licenciamento do seu código. Na prática, isso é falso.
Essa thread do Stack Exchange dá as bases legais. Você pode ler pra se aprofundar.
opensource.stackexchange.com/a/4013/13174
Na prática somente se houvesse quebra dos termos da licença isso seria aplicável.
Algumas pessoas estão dizendo que a adoção do CdC significaria uma quebra da licença, já que o projeto supostamente seria meritocrático e agora com o CdC não seria mais. Isso também é falso.
Primeiro pq você teria que defender que um CdC torna um projeto não meritocrático, e não na Internet, mas pra um juiz. Isso nunca seria aceito, não há base.
Segundo porque mesmo se isso fosse aceito, não teria nada a ver com a licença em si, mas com o projeto. A licença não teria sido quebrada.
Além disso tudo, basta ler os termos do GPL2 pra entender que qualquer tentativa de processar o projeto seria catastrófica pra quem processa. A licença prevê isso e o resultado pra quem processou é perder a licença, e poder processado de volta por quebra de copyright.
Além disso, Linux dá dinheiro pra muita gente. Basta ver quem são os patrocinadores da Linux Foundation. Google, IBM, Intel, Microsoft, entre outros gigantes. Esse pessoal tem milhares de advogados esperando pra ajudar. Não se ameaça o Linux impunemente. linuxfoundation.org/membership/mem…
Por fim, falta saber quem está expalhando os rumores. Tudo começou em um e-mail anonimo enviado à lista do kernel ameaçando o cancelamento da licença. Em seguida chans e outros sites de ultra direita que não gostam da luta por diversidade que a cada dia fica mais forte na TI...
... passaram a "noticiar" o fato. Em seguida isso caiu nas redes sociais. São sempre os mesmos links, dos mesmos sites. E é tudo falso, é pra gerar "lulz". Então, faça o oposto do que essa galera quer: fique calmo e se informe. O Linux não está sob ameaça.
Imaginem se alguns poucos contribuidores pudessem se reunir pra derrubar o Linux? Imagina o mundo todo se baseando nesse software que alguns poucos pudessem trazer abaixo? Pois é, não aconteceria e não está acontecendo.
Em resumo, tá tudo bem.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Giovanni Bassi 🇧🇷

Giovanni Bassi 🇧🇷 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(