Twitter author Profile picture
Sep 26, 2018 21 tweets 7 min read Twitter logo Read on Twitter
#AstroThreadBr Plutão o planeta anão. Na AstroThread de hoje, vamos ver quais são as características de um planeta e, principalmente, apresentar os motivos que levaram a IAU (União Astronômica Internacional) a reclassificar Plutão como planeta anão. @AstroBotBR @AstroThreadBR
Os planetas foram observados por diversas culturas antigas. O que chamava atenção para estes objetos celestes era o fato de que eles se movem em relação à esfera celeste na qual as estrelas aparentam ser fixas.
Os gregos denominaram estes objetos de “planetes” que quer dizer viajantes ou errantes. Os planetas receberam os nomes dos deuses que habitavam o Panteão Romano e há apenas um deus grego. Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano (deus grego do céu) e Netuno.
Os últimos planetas a serem descobertos foram Urano (1781) e Netuno (1846). Netuno foi o primeiro planeta a ser descoberto matematicamente. Usando os cálculos feitos por Urbain Le Verrier que percebeu um distúrbio na órbita de Urano (causado pela interação gravitacional de um...
...objeto desconhecido), Johann Galle descobriu que o distúrbio era causado por um planeta (Netuno). Plutão (em inglês Pluto) foi descoberto em 1930 por Clyde Tombaugh que trabalhava no observatório Percival Lowell.
Lowell passou os últimos anos de sua vida tentando descobrir o Planeta X que estaria depois de Netuno. Uma garota de apenas 11 anos, Venetia Phair, foi quem nomeou o até aquele momento nono planeta.
O nome Pluto possui as inicias do cientista Percival Lowell e também representa o nome do deus das profundezas na mitologia romana.
Plutão possui um diâmetro de 2377 km, menor do a Lua terrestre (3474 km). Para completar uma órbita ao redor do Sol, são necessários 248 anos. Ele está a quase 6 bilhões de km de distância do Sol e possui cinco luas: Caronte, Hidra, Nix, Cérbero e Estige.
A órbita de Plutão é bem diferente dos demais planetas, inclusive ele corta a órbita de Netuno. Por possuir características muito diferentes dos planetas convencionais, e também por existirem diversos objetos maiores, iguais e menores do que Plutão...
...a IAU decidiu que era necessário definir novamente quais as características de um planeta. Em 2006 a IAU apresentou as resoluções 5A e 6A que definiram o que é um planeta e o que são os objetos iguais a Plutão.
Resolução 5A: (1) Um planeta é um corpo celeste (a) que orbita ao redor do Sol, (b) possui massa suficiente para que se mantenha o equilíbrio hidrostático (a força interna do corpo celestial está em equilíbrio com a força externa) deixando o planeta com uma forma quase redonda...
Resolução 5A: (1) Um planeta é um corpo celeste (a) que orbita ao redor do Sol, (b) possui massa suficiente para que se mantenha o equilíbrio hidrostático (a força interna do corpo celestial está em equilíbrio com a força externa) deixando o planeta com uma forma quase redonda...
...(c) que tenha limpado sua vizinhança ao redor de sua órbita. 2) Um “planeta anão” é um corpo celeste que (a) orbita ao redor do Sol, (b) possui massa suficiente para que se mantenha o equilíbrio hidrostático deixando o planeta com uma forma quase redonda,(c) que não tenha...
...limpado sua vizinhança ao redor de sua órbita e (d) não seja um satélite. 3) Todos os outros objetos, exceto os satélites, que orbitam o Sol devem ser considerados coletivamente como “Pequenos corpos do Sistema Solar”.
Plutão está no cinturão de Kuiper que é um cinturão de asteroides que se encontra além da órbita de Netuno. Os objetos encontrados lá são chamados de Objetos Transnetunianos ou KBO (Kuiper Belt Objects) Objetos do Cinturão de Kuiper.
O cinturão de Kuiper é parecido com o cinturão de asteroides que está entre Marte e Júpiter, mas ele é 20 vezes mais largo e 200 vezes mais massivo e está a uma distância que varia de 30 a 50 unidades astronômicas (1 UA ≈ 150 milhões de km).
No cinturão de Kuiper estão também outros planetas anões, entre eles temos: Haumae, Makemake e Eris.
A vizinhança poluída de Plutão, seu diâmetro, órbita irregular e os diversos objetos que são muito parecidos com ele, foram as principais características que levaram a IAU a reclassificar Plutão como planeta anão. Abaixo podemos ver o tamanho de Plutão comparado com a Terra.
Muitas informações sobre Plutão e do cinturão de Kuiper foram adquiridas pela sonda da NASA New Horizons lançada em 2006. A sonda realizou sobrevoo em Plutão em janeiro de 2016. As primeiras imagens em alta definição do planeta foram feitas pela New Horizons.
Se a IAU mantivesse Plutão como planeta, seria necessário acrescentar ao sistema solar quase uma centena de outros planetas. O simpósio da IAU que determinou essa modificação nas denominações contou com a participação de mais de 2500 cientistas.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Twitter author

Twitter author Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(