Gabriel Siqueira Profile picture
Oct 2, 2018 24 tweets 6 min read Read on X
Thread: coronelismo, coerção, uso da máquina pública e violência: um dos possíveis motivos da subida das intenções de voto de Bolsonaro no Nordeste
Em Itabuna, Bahia (200 mil habitantes), um grupo de apoiadores do Bolsonaro (incluindo policiais armados) ligados ao deputado federal Guilherme Galvão (PSL), invadiu o Centro Cultural, confrontou capoeiristas e causou a exoneração do diretor do espaço.
revistagambiarra.com.br/site/itabuna-g…
Basicamente, os bolsominions de Itabuna forçaram a barra na truculência e invadiram um espaço público com apoio de policiais armados. E com isso ainda conseguiram provocar a exoneração do diretor do Centro Cultural, que é ativista cultural reconhecido na região por sua boa gestão
Artistas e intelectuais estão defendendo o diretor exonerado por causa dos bolsominions
secure.avaaz.org/po/petition/Ar…
Já aqui em Uruçuca, cidadezinha de 25 mil habitantes no interior da Bahia, aconteceu no sábado uma carreata à favor de Bolsonaro promovida pelo prefeito.
Vários funcionários da prefeitura de Uruçuca que não quiseram se identificar falaram para mim que foram ameaçados de não receber benefícios se não comparecessem à carreata à favor de Bolsonaro.
Repare no release sobre a carreata a favor de Bolsonaro:
"A população de Uruçuca foi às ruas no último sábado e participou DE FORMA ESPONTÂNEA de carreata em prol do candidato a presidente da República, Jair Bolsonaro, do PSL"

expressaounica.blogspot.com/2018/10/carrea…
Ou seja: funcionários da prefeitura de cidadezinha do interior da Bahia foram COAGIDOS a participar de uma carreata a favor de Bolsonaro ~de forma espontânea~
É essa violência, truculência, uso da maquina pública e todo tipo de baixaria que estão, entre outras coisas, provocando o aumento das intenções de voto em Bolsonaro no Nordeste.
A eleição de Bolsonaro só será viável se movida pelo medo. Seus apoiadores estão tacando o terror país afora pra garantir que isso aconteça.
Esqueci de comentar: em Uruçuca não teve #EleNão porque as pessoas ficaram com medo de violência, já que o prefeito estava coagindo funcionários públicos a participar da carreata a favor de Bolsonaro.
São os coronéis de sempre usando a velha violência política, que já estava ficando rara, para coagir o povo a votar no Bolsonaro.
Outros possíveis motivos para a subida de Bolsonaro:
1) boatos de Whatsapp

Info do @MauroPaulino, do DataFolha: “Taxa dos que pretendem votar em Bolsonaro e que compartilham conteúdo político pelo WhatsApp, é o dobro da verificada entre os eleitores de Haddad (40% contra 22%)”
2) Crimes eleitorais em igrejas evangélicas

Essa semana Edir Macedo declarou apoio ao Bolsonaro.
Tem até pastor mostrando vídeo de campanha do Bozo no telão da igreja, o que é proibido pela legislação e configura abuso de poder religioso e político.
3) Coerção de empresas, o voto de cabresto privado

Vimos o caso do dono da Havan, mas estão pipocando várias denuncias de empresários coagindo seus funcionários a votar no Bolsonaro, correndo risco de perderem emprego se o coiso não for eleito
* sobre o confronto dos Bolsominions e policiais armados contra os artistas e capoeiristas em Itabuna, segundo relatos, eles gritavam: ESSE CENTRO CULTURAL É LUGAR DE SAPATÃO, MACONHEIRO, VIADO E VAGABUNDO.

Partidários de Bolsonaro forçando sua entrada em espaços públicos...
Exemplo de crime eleitoral em Igreja:

Padre Moacir Franco, o mais popular de Brasília, reúne mais de 1 milhão de pessoas em um evento todo ano.

No último domingo ele fez esse sermão:
"O nome na verdade é Moacir Anastácio. A igreja dele recebeu quase R$ 1 milhão de três construtoras que caíram na Lava Jato. A PF não conseguiu comprovar o que o padre teria dado em troca, a não ser o fato de ser amigo de políticos corruptos de Brasília." via @demori
Minha sogra recebeu do grupo de WhatsApp da paróquia dela a montagem da Manuela D'Ávila com a camiseta "Jesus é travesti" e acreditou. Agora ela odeia o PT mais do que nunca. Mesmo depois de avisarmos que era fake.

É esse tipo de baixaria que provocou a subida de Bolsonaro.
A barbárie, a violência e o ódio são inseparáveis da ascensão de Bolsonaro.

Hoje um candidato a deputado federal e outro estadual do Rio de Janeiro, ambos apoiadores do coiso, tripudiaram a execução de um agente público, é um ato inominável!
#Elenao
A máquina de fake news do coiso:

Reportagem do EL PAÍS acompanhou mobilização on-line de Bolsonaro por três semanas e detectou difusão de mentiras camufladas como notícias ow.ly/KEvb30m5olz
Em Sorriso-MT, as pessoas que não votam em Bolsonaro são ameaçadas e atacadas nas ruas, suas casas são vandalizadas, seus empregos ameaçados, as autoridades não fazem nada, a imprensa local é omissa
Nessa thread, um relato do terror que os partidários de Bolsonaro estão causando na cidade de Sorriso-MT
Pra quem quer jogar gasolina no fogo, e desconstruir a imagem de Bolsonaro como democrata e cristão, o @l_eonardo_h desenvolveu imagens que podem ser distribuídas nos grupos Whatsapp da sua paróquia ou culto:

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Gabriel Siqueira

Gabriel Siqueira Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @gabrieldread

Oct 8, 2018
Há esperança, uma thread sobre o lado bom do resultado das eleições 2018
Joênia Wapixana, da @REDE_18 (Roraima) é a primeira mulher indígena eleita deputada federal no Brasil! O único congressista indígena eleito antes dela havia sido Mário Juruna, em 1982.

Além dela como deputada federal, a Rede elegeu 6 senadores. Imagem da indígena Joênia Wapixana
Fabiano Contarato, da @REDE_18 é o primeiro senador declaradamente gay e foi o mais votado no Espírito Santo. Ele é casado e pai de duas crianças. Difamado por Fake News na eleição, deixou o pastor homofóbico Magno Malta (que tatuou Temer e apoiou Bolsonaro) fora do Senado. Fabiano Contarato, seu marido (brancos) e seus dois filhos, um menino pequeno negro e uma bebe branca.
Read 21 tweets
Sep 25, 2018
Como votar no Legislativo, uma thread

Temos o congresso mais reacionário e corrupto já eleito da redemocrarização, e a crise atual é consequência direta disso.

A eleição para o Legislativo (deputados e senadores) é o que realmente vai determinar os próximos 4 anos do Brasil.
Algumas sugestões para ajudar seu voto.

1- Comece escolhendo a coligação e o partido que você quer apoiar. Pela dinâmica da eleição para deputados com votos proporcionais, seu candidato pode não ser eleito, mas você vai ajudar a compor a bancada com certeza.
2- Escolha sua / seu candidata / o dentro do partido ou coligação. *Importante: recomendo não votar na legenda*. Devido à cláusula de desempenho (EC 97/17), na eleição de 2018 o voto em candidatura é mais indicado do que na legenda.
Read 17 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(