Henrique Bredda Profile picture
Jul 31, 2018 17 tweets 4 min read Twitter logo Read on Twitter
1. Um dos maiores gênios da atualidade, q está na moda, Daniel Kahneman, 82 Prêmio Nobel de Economia em 2002 pelos trabalhos e estudos aplicados de psicologia na economia, nos ensina muito sobre os vieses cognitivos.
2. Esses vieses são padrões de distorção de julgamento q ocorrem em situações particulares. São distorções de percepção, de julgamento ou interpretações ilógicas. São irracionalidades influenciadas por algo q o indivíduo mal se dá conta.
3. No link abaixo temos um bom mapa sobre os vieses cognitivos agrupados por grandes temas. ritholtz.com/2016/09/cognit…. Vale gastar um tempo e dar um zoom no mapa. Interessantíssimo.
4. Se nem o próprio Daniel Kahneman, o papa dos vieses cognitivos, inteligentíssimo, com mais de 80 anos de idade, tendo vivido nos meios mais intelectualmente desenvolvidos do mundo, conseguiu se livrar de viés cognitivo, o q dizer de nós meros mortais?
5. Daniel Kahneman, no evento "New Yorker TechFest", em outubro de 2016, disse sobre Trump q “the idea that that person can secure some 40% of the base of the electorate is just astonishing and I’m really quite worried.” Era surpreendente pq q razão? Viés.
6. Na entrevista dada por Daniel Kahneman ao "O Financista", em junho de 2016, "O Financista" perguntou "Em quem pretende votar: Hillary Clinton ou Donald Trump?" Kahneman: "Essa é fácil, eu não conheço ninguém que votará em Trump." pgpneuromarketing.wordpress.com/sabia-que/a-ma…
7. Juntando as peças, é surpreendente para Daniel Kahneman que Trump tivesse 40% das intenções de votos (mal ele sabia q Trump ganharia), pois ele ñ conhecia NINGUÉM q votaria no Trump. Ninguém.
8. Pelo mapa do link, vemos o item "nós achamos q sabemos o q as outras pessoas pensam". Não sabemos. E a convivência num meio acadêmico dominado por pessoas mais propensas a serem de esquerda do q de direita, tornaram a popularidade do Trump estranha até mesmo p/ Kahneman.
9. Se até quem ganhou o prêmio Nobel em estudos sobre vieses cognitivos SOFRE vieses, e ele certamente está ciente disso e tenta se corrigir, imagina as outras pessoas.
10. Os vieses distorcem a percepção da realidade. Preenchemos características de estereótipos, generalizações e histórias sempre q há falta de informação. Convenientemente, esquecemos então quais partes eram reais e quais foram preenchidas, inventadas, imaginadas por nós.
11. Ontem no #BolsonaroNoRodaViva #RodaViva foi um festival de vieses cognitivos dos entrevistadores: erro de atribuição de grupo, estereotipação, efeito de credibilidade moral, viés da autoridade, viés da automação, efeito adesão.
12. E a uniformidade dos entrevistadores, q atuaram mais como representantes uníssonos de uma classe, evidenciou tbem vários outros vieses, como: efeito halo, favoritismo intragrupo, erro da atribuição grupal, diminuição reativa de valor, efeito da positividade.
13. Em suma, os entrevistadores pareciam viver num mundo a parte, desconectado do q a população quer saber, de quais são as reais preocupações da população, das dúvidas das pessoas. A entrevista parece ter ocorrido numa bolha, num ambiente apartado da realidade.
14. A população ñ está nem aí pra regime militar, quer saber de propostas pra educação. Pq gastar saliva c/ quilombola/racismo/misoginia ao invés de forçar o candidato a dar soluções pro gasto público? Temos q falar de tortura ou temos q resolver a dívida pública e gerar emprego?
15. Enfim, foi um prato cheio p/ fã nenhum de Daniel Kahneman botar defeito. Se aquilo era a nata do jornalismo, o q lemos todos os dias certamente está infestado de vieses. Triste. Isso faz os leitores perderem a referência e a questionar a credibilidade de tudo e de todos.
16. Ontem ficou + evidente, mas ocorreu em menor grau tbem c/ João Amoedo. Cheio de vieses. Minha conclusão foi uma só: qto mais vc conseguir checkar a informação pessoalmente, melhor. Mais vale seguir dois ou três jornalistas de extrema confiança, do q ler de tudo. Triste.
17. Essa thread é apenas um alerta de nossa vulnerabilidade frente aos nossos próprios vieses, e p/ nunca nos esquecermos dos vieses cognitivos de quem passa uma informação, q pd ser uma opinião disfarçada de fato. Em essência, aplique a filosofia de research independente p/ td.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Henrique Bredda

Henrique Bredda Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @hbredda

Oct 8, 2018
1. Comparativo dos programas Bolsonaro/ Lula (Haddad):

IMPOSTOS
- Bolsonaro: Redução da carga tributária e aumento da receita destinada aos municípios (pág 58)
- Lula/Haddad: Criar imposto sobre a exportação (pág 41), criar imposto sobre lucros e dividendos (pág 42) e...
2. ...aumentar o imposto territorial rural ITR para grandes propriedades (pág 56)

IMPRENSA
- Bolsonaro: contrariedade a qq regulação ou controle social de mídia (pág 7)
- Lula/Haddad: implantar mecanismos de regulação da imprensa e criar uma empresa pública de comunicação...
3. ... para expor o posicionamento do governo (pág 16)

LAVA JATO
- Bolsonaro: a justiça deverá seguir seu rumo sem interferências políticas (pág 15)
- Lula/Haddad: promover uma reforma do sistema de justiça p/ reduzir o poder de investigação do MPF (pág 6, 15)
Read 12 tweets
Sep 13, 2018
1. Análise de 2o Turno baseado na última pesquisa divulgada. Vamos partir dessa base abaixo:
2. Votos:

VÁLIDOS
BOLSO 26,6% 35,2%
CIRO 11,9% 15,8%
MARINA 10,6% 14,0%
GERALDO 8,7% 11,5%
HADDAD 8,3% 11,0%
ALVARO 3,7% 4,9%
AMOEDO 3,3% 4,4%
MEIRELLS 2,4% 3,2%
NENHUM 16,0%
Ñ SABE 5,8%
3. Partindo dos votos válidos acima, como ficariam os dois cenários "assustadores" de Bolsonaro x Ciro e Bolsonaro x Haddad, supondo migrações de votos do outros? Simulação a seguir.
Read 6 tweets
Sep 3, 2018
1. RISCO APLICADO A INVESTIMENTO EM AÇÕES

O q se fals e se escreve são fragmentos de raciocínios, fórmulas q não ajudam ou ficam muito longe da realidade. Muitos repetem mantras, e não pensam no q acabaram de repetir. Parece um verdadeiro mistério, e não é nada disso. É simples.
2. Já está razoavelmente difundido q volatilidade de preço da ação, de cota de fundo (média ponderada dos preços), ñ é risco. Assim como fundo de crédito privado sem volatilidade na cota tem risco, apesar de Sharpe infinito, FIA c/ volatilidade pode ter baixo risco.
3. Volatilidade alta do preço de uma ação traz uma única informação: os participantes de mercado estão mudando de opinião muito rapidamente sobre o ativo. Eles estão variando muito de opinião sobre qto vale. Há muita incerteza, muito medo, pouco entendimento sobre qto é o valor.
Read 18 tweets
Aug 21, 2018
1. No curto prazo, vale tudo. Qq coisa pode fazer preço se mexer. Pesquisas eleitorais, tweet do Trump, resultados da Apple lá fora, negociações entre China x EUA, ameaças de conflito, golpe na Turquia, etc. É infinito as fontes de ruídos.
2. E ñ são necessariamente ruídos pequenos. Oscilações de 30, 40% nos preços das ações ou no ibov são suficientes p/ matar do coração muita gente, mesmo sendo ruídos. Ruídos tem uma definição simples: td aquilo q muda as txs de desconto, mas não substancialmente o fluxo de caixa.
3. Ao longo dos anos (ANOS), o seu retorno total vai dependendo menos e menos dos ruídos (expansão ou contração de múltiplos), e mais do retorno composto, do compounding, do caixa gerado dentro das cias e reinvestido ou distribuído via dividendos e vc mesmo reinveste.
Read 14 tweets
Aug 20, 2018
1. O preço de uma ação pode ser dividido em dois blocos: (i) geração de caixa futuro, q depende de inúmeras variáveis operacionais, e (ii) trazidos a valor presente descontado por uma determinada taxa de desconto.

Portanto: (i) geração de caixa e (ii) taxa de desconto
2. O preço de um título público, vamos imaginar que seja por exemplo uma NTN-B 2035, que tem "duration" parecida com uma ação, só depende da taxa de desconto, q nesse caso específico é um prêmio + IPCA.
3. Ao se comparar o ibovespa com a NTN-B 2035, nota-se a semelhança. Linha branca é o ibov e a linha laranja é a NTN-B 2035, dos últimos 5 anos. Qq semelhança NÃO é mera coincidência:
Read 8 tweets
Aug 19, 2018
1. Bolsominions é irritante, mas o #bolsofóbico não deixa a desejar. Tão fanático qto. Bolsomonion é cego p/ os defeitos, #bolsofóbico é cego p/ as virtudes. Bolsominion contorna a realidade para melhorar o Bolsonaro, #bolsofóbico distorce os fatos p/ piorar o Bolsonaro.
2. Não sabem, mas bolsominion e #bolsofóbico são dois burros fanáticos.

Bolsominion, vc deve aceitar sim q Bolsonaro ñ entende quase nada de economia. Quase nada de impostos e isso é horrível pois são quase 30 anos de parlamento. Não deu p/ Bolsonaro estudar nada do básico?
3. #Bolsofóbico, o Bolsonaro votou a favor da ref trabalhista, a favor do Teto de gastos, na criação da TLP q salvou o BNDES e Tesouro (e q Serra/Linderberg foram contra) e nada disso foi apoiado pelo PT/PSOL. Portanto é mentira q Bolsonaro votou a vida inteira c/ o PT.
Read 9 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(