1. Um dos maiores gênios da atualidade, q está na moda, Daniel Kahneman, 82 Prêmio Nobel de Economia em 2002 pelos trabalhos e estudos aplicados de psicologia na economia, nos ensina muito sobre os vieses cognitivos.
2. Esses vieses são padrões de distorção de julgamento q ocorrem em situações particulares. São distorções de percepção, de julgamento ou interpretações ilógicas. São irracionalidades influenciadas por algo q o indivíduo mal se dá conta.
3. No link abaixo temos um bom mapa sobre os vieses cognitivos agrupados por grandes temas. ritholtz.com/2016/09/cognit…. Vale gastar um tempo e dar um zoom no mapa. Interessantíssimo.
4. Se nem o próprio Daniel Kahneman, o papa dos vieses cognitivos, inteligentíssimo, com mais de 80 anos de idade, tendo vivido nos meios mais intelectualmente desenvolvidos do mundo, conseguiu se livrar de viés cognitivo, o q dizer de nós meros mortais?
5. Daniel Kahneman, no evento "New Yorker TechFest", em outubro de 2016, disse sobre Trump q “the idea that that person can secure some 40% of the base of the electorate is just astonishing and I’m really quite worried.” Era surpreendente pq q razão? Viés.
6. Na entrevista dada por Daniel Kahneman ao "O Financista", em junho de 2016, "O Financista" perguntou "Em quem pretende votar: Hillary Clinton ou Donald Trump?" Kahneman: "Essa é fácil, eu não conheço ninguém que votará em Trump." pgpneuromarketing.wordpress.com/sabia-que/a-ma…
7. Juntando as peças, é surpreendente para Daniel Kahneman que Trump tivesse 40% das intenções de votos (mal ele sabia q Trump ganharia), pois ele ñ conhecia NINGUÉM q votaria no Trump. Ninguém.
8. Pelo mapa do link, vemos o item "nós achamos q sabemos o q as outras pessoas pensam". Não sabemos. E a convivência num meio acadêmico dominado por pessoas mais propensas a serem de esquerda do q de direita, tornaram a popularidade do Trump estranha até mesmo p/ Kahneman.
9. Se até quem ganhou o prêmio Nobel em estudos sobre vieses cognitivos SOFRE vieses, e ele certamente está ciente disso e tenta se corrigir, imagina as outras pessoas.
10. Os vieses distorcem a percepção da realidade. Preenchemos características de estereótipos, generalizações e histórias sempre q há falta de informação. Convenientemente, esquecemos então quais partes eram reais e quais foram preenchidas, inventadas, imaginadas por nós.
11. Ontem no #BolsonaroNoRodaViva#RodaViva foi um festival de vieses cognitivos dos entrevistadores: erro de atribuição de grupo, estereotipação, efeito de credibilidade moral, viés da autoridade, viés da automação, efeito adesão.
12. E a uniformidade dos entrevistadores, q atuaram mais como representantes uníssonos de uma classe, evidenciou tbem vários outros vieses, como: efeito halo, favoritismo intragrupo, erro da atribuição grupal, diminuição reativa de valor, efeito da positividade.
13. Em suma, os entrevistadores pareciam viver num mundo a parte, desconectado do q a população quer saber, de quais são as reais preocupações da população, das dúvidas das pessoas. A entrevista parece ter ocorrido numa bolha, num ambiente apartado da realidade.
14. A população ñ está nem aí pra regime militar, quer saber de propostas pra educação. Pq gastar saliva c/ quilombola/racismo/misoginia ao invés de forçar o candidato a dar soluções pro gasto público? Temos q falar de tortura ou temos q resolver a dívida pública e gerar emprego?
15. Enfim, foi um prato cheio p/ fã nenhum de Daniel Kahneman botar defeito. Se aquilo era a nata do jornalismo, o q lemos todos os dias certamente está infestado de vieses. Triste. Isso faz os leitores perderem a referência e a questionar a credibilidade de tudo e de todos.
16. Ontem ficou + evidente, mas ocorreu em menor grau tbem c/ João Amoedo. Cheio de vieses. Minha conclusão foi uma só: qto mais vc conseguir checkar a informação pessoalmente, melhor. Mais vale seguir dois ou três jornalistas de extrema confiança, do q ler de tudo. Triste.
17. Essa thread é apenas um alerta de nossa vulnerabilidade frente aos nossos próprios vieses, e p/ nunca nos esquecermos dos vieses cognitivos de quem passa uma informação, q pd ser uma opinião disfarçada de fato. Em essência, aplique a filosofia de research independente p/ td.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
1. Comparativo dos programas Bolsonaro/ Lula (Haddad):
IMPOSTOS
- Bolsonaro: Redução da carga tributária e aumento da receita destinada aos municípios (pág 58)
- Lula/Haddad: Criar imposto sobre a exportação (pág 41), criar imposto sobre lucros e dividendos (pág 42) e...
2. ...aumentar o imposto territorial rural ITR para grandes propriedades (pág 56)
IMPRENSA
- Bolsonaro: contrariedade a qq regulação ou controle social de mídia (pág 7)
- Lula/Haddad: implantar mecanismos de regulação da imprensa e criar uma empresa pública de comunicação...
3. ... para expor o posicionamento do governo (pág 16)
LAVA JATO
- Bolsonaro: a justiça deverá seguir seu rumo sem interferências políticas (pág 15)
- Lula/Haddad: promover uma reforma do sistema de justiça p/ reduzir o poder de investigação do MPF (pág 6, 15)
3. Partindo dos votos válidos acima, como ficariam os dois cenários "assustadores" de Bolsonaro x Ciro e Bolsonaro x Haddad, supondo migrações de votos do outros? Simulação a seguir.
O q se fals e se escreve são fragmentos de raciocínios, fórmulas q não ajudam ou ficam muito longe da realidade. Muitos repetem mantras, e não pensam no q acabaram de repetir. Parece um verdadeiro mistério, e não é nada disso. É simples.
2. Já está razoavelmente difundido q volatilidade de preço da ação, de cota de fundo (média ponderada dos preços), ñ é risco. Assim como fundo de crédito privado sem volatilidade na cota tem risco, apesar de Sharpe infinito, FIA c/ volatilidade pode ter baixo risco.
3. Volatilidade alta do preço de uma ação traz uma única informação: os participantes de mercado estão mudando de opinião muito rapidamente sobre o ativo. Eles estão variando muito de opinião sobre qto vale. Há muita incerteza, muito medo, pouco entendimento sobre qto é o valor.
1. No curto prazo, vale tudo. Qq coisa pode fazer preço se mexer. Pesquisas eleitorais, tweet do Trump, resultados da Apple lá fora, negociações entre China x EUA, ameaças de conflito, golpe na Turquia, etc. É infinito as fontes de ruídos.
2. E ñ são necessariamente ruídos pequenos. Oscilações de 30, 40% nos preços das ações ou no ibov são suficientes p/ matar do coração muita gente, mesmo sendo ruídos. Ruídos tem uma definição simples: td aquilo q muda as txs de desconto, mas não substancialmente o fluxo de caixa.
3. Ao longo dos anos (ANOS), o seu retorno total vai dependendo menos e menos dos ruídos (expansão ou contração de múltiplos), e mais do retorno composto, do compounding, do caixa gerado dentro das cias e reinvestido ou distribuído via dividendos e vc mesmo reinveste.
1. O preço de uma ação pode ser dividido em dois blocos: (i) geração de caixa futuro, q depende de inúmeras variáveis operacionais, e (ii) trazidos a valor presente descontado por uma determinada taxa de desconto.
Portanto: (i) geração de caixa e (ii) taxa de desconto
2. O preço de um título público, vamos imaginar que seja por exemplo uma NTN-B 2035, que tem "duration" parecida com uma ação, só depende da taxa de desconto, q nesse caso específico é um prêmio + IPCA.
3. Ao se comparar o ibovespa com a NTN-B 2035, nota-se a semelhança. Linha branca é o ibov e a linha laranja é a NTN-B 2035, dos últimos 5 anos. Qq semelhança NÃO é mera coincidência:
1. Bolsominions é irritante, mas o #bolsofóbico não deixa a desejar. Tão fanático qto. Bolsomonion é cego p/ os defeitos, #bolsofóbico é cego p/ as virtudes. Bolsominion contorna a realidade para melhorar o Bolsonaro, #bolsofóbico distorce os fatos p/ piorar o Bolsonaro.
2. Não sabem, mas bolsominion e #bolsofóbico são dois burros fanáticos.
Bolsominion, vc deve aceitar sim q Bolsonaro ñ entende quase nada de economia. Quase nada de impostos e isso é horrível pois são quase 30 anos de parlamento. Não deu p/ Bolsonaro estudar nada do básico?
3. #Bolsofóbico, o Bolsonaro votou a favor da ref trabalhista, a favor do Teto de gastos, na criação da TLP q salvou o BNDES e Tesouro (e q Serra/Linderberg foram contra) e nada disso foi apoiado pelo PT/PSOL. Portanto é mentira q Bolsonaro votou a vida inteira c/ o PT.