The lion and tiger may be more powerful, but the wolf does not perform in the circus.
1 subscribed
Oct 8, 2018 • 12 tweets • 5 min read
1. Comparativo dos programas Bolsonaro/ Lula (Haddad):
IMPOSTOS
- Bolsonaro: Redução da carga tributária e aumento da receita destinada aos municípios (pág 58)
- Lula/Haddad: Criar imposto sobre a exportação (pág 41), criar imposto sobre lucros e dividendos (pág 42) e... 2. ...aumentar o imposto territorial rural ITR para grandes propriedades (pág 56)
IMPRENSA
- Bolsonaro: contrariedade a qq regulação ou controle social de mídia (pág 7)
- Lula/Haddad: implantar mecanismos de regulação da imprensa e criar uma empresa pública de comunicação...
Sep 13, 2018 • 6 tweets • 2 min read
1. Análise de 2o Turno baseado na última pesquisa divulgada. Vamos partir dessa base abaixo: 2. Votos:
O q se fals e se escreve são fragmentos de raciocínios, fórmulas q não ajudam ou ficam muito longe da realidade. Muitos repetem mantras, e não pensam no q acabaram de repetir. Parece um verdadeiro mistério, e não é nada disso. É simples.
2. Já está razoavelmente difundido q volatilidade de preço da ação, de cota de fundo (média ponderada dos preços), ñ é risco. Assim como fundo de crédito privado sem volatilidade na cota tem risco, apesar de Sharpe infinito, FIA c/ volatilidade pode ter baixo risco.
Aug 21, 2018 • 14 tweets • 3 min read
1. No curto prazo, vale tudo. Qq coisa pode fazer preço se mexer. Pesquisas eleitorais, tweet do Trump, resultados da Apple lá fora, negociações entre China x EUA, ameaças de conflito, golpe na Turquia, etc. É infinito as fontes de ruídos.
2. E ñ são necessariamente ruídos pequenos. Oscilações de 30, 40% nos preços das ações ou no ibov são suficientes p/ matar do coração muita gente, mesmo sendo ruídos. Ruídos tem uma definição simples: td aquilo q muda as txs de desconto, mas não substancialmente o fluxo de caixa.
Aug 20, 2018 • 8 tweets • 2 min read
1. O preço de uma ação pode ser dividido em dois blocos: (i) geração de caixa futuro, q depende de inúmeras variáveis operacionais, e (ii) trazidos a valor presente descontado por uma determinada taxa de desconto.
Portanto: (i) geração de caixa e (ii) taxa de desconto
2. O preço de um título público, vamos imaginar que seja por exemplo uma NTN-B 2035, que tem "duration" parecida com uma ação, só depende da taxa de desconto, q nesse caso específico é um prêmio + IPCA.
Aug 19, 2018 • 9 tweets • 4 min read
1. Bolsominions é irritante, mas o #bolsofóbico não deixa a desejar. Tão fanático qto. Bolsomonion é cego p/ os defeitos, #bolsofóbico é cego p/ as virtudes. Bolsominion contorna a realidade para melhorar o Bolsonaro, #bolsofóbico distorce os fatos p/ piorar o Bolsonaro.
2. Não sabem, mas bolsominion e #bolsofóbico são dois burros fanáticos.
Bolsominion, vc deve aceitar sim q Bolsonaro ñ entende quase nada de economia. Quase nada de impostos e isso é horrível pois são quase 30 anos de parlamento. Não deu p/ Bolsonaro estudar nada do básico?
Aug 15, 2018 • 7 tweets • 2 min read
1. Para as pessoas que ainda não viram, segue o video do Ray Dalio sobre como e pq os ciclos econômicos ocorrem. É didático e muito bem explicado:
2. Como diz Howard Marks, “Ignoring cycles and extrapolating trends is one of the most dangerous things an investor can do”. Isso é ainda mais poderoso no Brasil. Não bastasse o efeito do crédito na economia (video do Dalio), estamos ligados às commodities, naturalmente cíclicas.
Aug 11, 2018 • 7 tweets • 2 min read
1. Na Venezuela sentiram cheiro de esquerda crescendo com leniência (pensado?) do governo. Ricos foram p/ Miami. Continuou crescendo o bolivarianismo e a classe média foi p/ Chile. Veio a cagada e pobres entram em Roraima. Qdo vc perceber, vc já não tem mais país.
2. Como estamos hj? Se vc parar pra pensar é impossível privatizar algo. Juízes, MP e STF bloqueam tudo. Cadê Eletrobrás privatizada? E esse STF legislando? O negócio está esquentando. No Brasil como 15 mil sindicatos e 200 mil semterrinhas, o q vc acha q está se formando?
Aug 8, 2018 • 9 tweets • 3 min read
1. O tipo de congresso, reformista ou gastão, é consequência, e não protagonista. O ciclo econômico determina o ciclo político. País na lama demanda corte de gastos. País surfando mundo forte, produz congresso leniente, gastão irresponsável.
2. O mesmo parlamentar pode ser gastão, ou reformista, dependendo das necessidades circunstanciais. Essa é a nossa história. Nem os "super-heróis" abaixo (fig 1) conseguiram impedir a alta da bolsa e não nos desvincularam do ciclo de commodities no mundo (fig 2).
Jul 31, 2018 • 17 tweets • 4 min read
1. Um dos maiores gênios da atualidade, q está na moda, Daniel Kahneman, 82 Prêmio Nobel de Economia em 2002 pelos trabalhos e estudos aplicados de psicologia na economia, nos ensina muito sobre os vieses cognitivos.
2. Esses vieses são padrões de distorção de julgamento q ocorrem em situações particulares. São distorções de percepção, de julgamento ou interpretações ilógicas. São irracionalidades influenciadas por algo q o indivíduo mal se dá conta.
Jul 26, 2018 • 7 tweets • 2 min read
1. Crença
Acredito q a bolsa tem vida muito mais independente do ambiente político do q imaginamos. Dependemos principalmente das commodities. Isso já mostrei algumas vezes: 2. Da até pra brincar com as justificativas dos movimentos de bolsa seguindo a visão padrão dos jornais como no 1o gráfico. Mas isso implicaria tbem no 2o gráfico, o q seria uma zoeira sem nexo. Portanto invalida as explicações do 1o gráfico:
Jul 25, 2018 • 5 tweets • 1 min read
1. Vale a pena prometer cargos em troca de apoio político para aprovar reformas boas para o país?
2. Se for para derrubar um mau presidente, é justo o congressista votar pautas bombas q aceleram a queda da economia e a queda do presidente?
Jul 4, 2018 • 7 tweets • 2 min read
1. @cahungriadib, aproveitando seu post de stocks for the long run, investimento em ações normalmente falo (qdo perguntam) q é p/ >5 anos. Na vdd tenho um pouco de vergonha de falar o q realmente acho. Deveria ser p/ vida toda.
2. Esse negócio de q no longo prazo estaremos todos mortos, é verdade pro indivíduo, mas não é verdade sob a perspectiva de se construir algo q vá pra frente, q fica para descendentes, fundações, endowmentes, etc.
Jul 2, 2018 • 15 tweets • 4 min read
1. Já q esse questão vira e mexe volta, vamos lá. O IBOV NÃO perdeu do CDI no longo prazo. É um mito isso, às vezes até sem nexo. 1o pq o CDI ñ tem prazo longo de existência. Começa aí o erro. O CDI é de +/-1980, e o ibov existe desde 1968. O CDI tem 38 anos e o ibov 50 anos.
2. Se quiser comparar o longo prazo, q seja feita a comparação longa de fato. O Luiz Alves investe em bolsa bem mais tempo do q existe o CDI. O CDI é um baby perto dos velhos de bolsa no Brasil. Felizmente, os dados são públicos e dá p/ se fazer a VERDADEIRA comparação longa.
Jun 27, 2018 • 14 tweets • 4 min read
1. A natureza de um bull market é curiosa. Sempre diferente, mas muito igual. Nosso recente ciclo de alta começou dia 21/01/2016, qdo o índice bateu 9.077 pts em dólar. Desde então já tivemos 100% em dólar, e 88% em Reais. E essa queda forte recente agora? É normal?
2. No gráfico1 abaixo mostro as quedas desde o máximo no meio do caminho no ciclo de 2002 a 2008. Temos q muitas vezes o índice em dólar ficou bem abaixo do máximo. Em destaque temos 25%, 35%, 30%, 28% e 23% de queda. No gráfico2 está o ibov_usd acumulado c/ as mesmas quedas.
Jun 14, 2018 • 30 tweets • 5 min read
1. Montamos um fdo, o Alaska Black, de forma q o LAPB aceitasse por o seu nome na gestão. Para isso, tinha q ser um fdo q pode ganhar qdo as ações estão estruturalmente baratas (ñ taticamente), e tbem pode se proteger qdo tudo estiver cado, estruturalmente caro.
2. Com isso chegamos no Black. É um fundo q da pra ficar comprado qdo acharmos q temos opções baratas, e é um fundo q dá pra ficar zerado qdo não acharmos ativos baratos. Isso independe do bom/mau humor momentâneo do mercado. Aliás, humor costuma ser um sinal contrarian.
May 28, 2018 • 20 tweets • 4 min read
1. Esse fds foi p/ soltar os cachorros, fazer terapia em grupo, xingar e ser xingado, tomar block, falar q o Brasil já era, q o futuro do Brasil vai ser sombrio, etc. Td balela. Só estamos enchendo linguiça e aproveitando q ñ da pra tirar o carro da garagem. Vamos ao q interessa.
2. O q estamos vendo é o q sempre houve no Brasil, e o q sempre veremos. Não muda. Grupinhos e grupelhos brigando por teta estatal. Qual a novidade nisso? É inédito? Não. Não poderia ter algo mais corriqueiro em nossa história. E teremos infinitas reivindicações pela frente.
May 25, 2018 • 17 tweets • 3 min read
1. Como fazer uma conta simples, não tão detalhada, mas q tem uma ótima assertividade, de Taxa Interna de Retorno implícita para o acionista. Partindo de um exemplo corriqueiro, antes de ir pra ações. Imagine um restaurante e alguns números da operação:
2. Esse restaurante, por exemplo, gera de caixa 1 milhão por ano ANTES de despesas financeiras e antes de IR. Ele tem uma dívida bancária de 2 milhões, um custo de dívida de 10%, e um IR de 34%. Imagine que esse 1 milhão por ano cresça 1% acima de uma inflação de 4%aa.
May 19, 2018 • 21 tweets • 4 min read
1. Segue abaixo um guia de longevidade para as gestoras de fundos, ou guia de sobrevivência. Tento resumir em alguns pontos críticos as principais razões de morte das gestoras, e o q fazer para evitar. Não adianta estar certo e morrer no meio do caminho.
2. O q mata uma empresa de Asset Management são um ou mais dos seguintes itens:
- problemas societários;
- má performance aguda e/ou contínua por muito tempo;