Discover and read the best of Twitter Threads about #AstrothreadBR

Most recents (19)

Vamos falar da mais poderosa das radiações, os RAIOS GAMA! Eles servem para muito mais coisas do que apenas criar um ou outro herói, eles são importantes para entendermos o Universo também! Entre nessa #AstroThreadBR , mas não se esqueça do protetor solar!
Luz é muito mais do que seu olho capta, na verdade há tanta luz que seria impossível contar todas as cores. Dentre as diversas divisões de luz que fazemos, a que carrega mais energia é a chamada radiação gama, ou Raios Gama.
A gente está falando de raios de luz milhões de vezes mais energéticos do que os que o olho é capaz de enxergar. São raios tão poderosos que são capazes criar um par de Elétron e Pósitron (duas partículas). Esses caras precisam de teorias superavançadas para serem bem descritos.
Read 25 tweets
#AstroThreadBr Plutão o planeta anão. Na AstroThread de hoje, vamos ver quais são as características de um planeta e, principalmente, apresentar os motivos que levaram a IAU (União Astronômica Internacional) a reclassificar Plutão como planeta anão. @AstroBotBR @AstroThreadBR
Os planetas foram observados por diversas culturas antigas. O que chamava atenção para estes objetos celestes era o fato de que eles se movem em relação à esfera celeste na qual as estrelas aparentam ser fixas.
Os gregos denominaram estes objetos de “planetes” que quer dizer viajantes ou errantes. Os planetas receberam os nomes dos deuses que habitavam o Panteão Romano e há apenas um deus grego. Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano (deus grego do céu) e Netuno.
Read 21 tweets
Já ouviram falar de buracos negros supermassivos? Sabia que temos um vizinho assim e que ele é muito legal? No coração da Via Láctea mora um desses. Galera vamos sair do quarto para dar oi e conhecer um pouco mais sobre esse nosso grande vizinho em mais uma #AstroThreadBR
O nosso vizinho ostenta o Nome de Sagittarius A*, SgrA* para os íntimos. Ele mora no centro da Via Láctea, o CEP dele é algo entre as constelações do Sagitário e do Escorpião, ele está numa região super habitada do céu.
Buracos negros supermassivos são famosos por terem milhões de vezes a massa do Sol, nesse caso o perfil do tinder de SgrA* seria:

Massa: 4 milhões de massas do Sol
Distância: 8kpc ou 2.5 * 10^17km (são 17 zeros!)

Se o alcance do seu tinder chegar lá, saiba que é um bom partido.
Read 23 tweets
Sabia que os índios, africanos, chineses e muitos outros davam nomes batutas pras estrelinhas? Não eram só os gregos não, viu?

Quer conhecer mais sobre nossos ancestrais e de quebra não deixar que mais uma parte da história morra? Cola junto desta #AstroThreadBR
Os povos ao redor do mundo são MUITO diferentes: Vivem em regiões diferentes, com culturas únicas e aparências distintas. Tudo isto foi importante para que nossos ancestrais vissem no céu formas no mínimo brisadas, para um mesmo véu com contas brilhantes. A Via Láctea.
Quer ver?
Por exemplo, sabia que os tupis-guaranis achavam que a Via Láctea era o caminho das antas? Acredita?
Pensa se nós adotássemos a fauna e cultura do Brasil para nomear as constelações...Capivara Maior... Cinturão de Curupira...PEIXES-Bois...

E como VOCÊ acha que seria?
Read 12 tweets
GALÁXIAS! ROBÔS! AQUELA GPU DOS SONHOS!
Tudo isso parece a junção perfeita para mais um videogame de sucesso, mas saiba que essa é a receita também para fazer astronomia de ponta! Prepare sua placa de vídeo e chame seu robozinho para mais essa #AstroThreadBR
O conceito de robôs fazendo nosso trabalho soa utópica, diversas obras já exploraram o tema de variadas formas. Apocalipses e exterminadores do futuro à parte, um robô é muito mais produtivo do que um humano, ele não tem que dormir e não procrastina…
Imagine um trabalhador capaz de produzir milhares de vezes mais rápido, melhor, durante mais tempo e que não exige vínculo trabalhista, é o sonho de todo patrão. Com certeza vale o investimento em criá-lo (e torcer para que nunca se rebele).
Read 23 tweets
Você sabe qual é a diferença entre observatório, planetário e telescópio??

Sabia que o Brasil tem vários observatórios e que em vários deles você pode ir lá observar os astros pelos telescópios? (e de graça!)

Vem comigo nessa #AstroThreadBR

#ObservaThreadBR @AstroThreadBR
Pra começar a nossa threadinha de hoje, primeiro vamos entender a diferença entre planetário e observatório astronômico.

Ambos têm tudo a ver com astronomia e aquele teto ~arredondado. É fácil mesmo acabar confundindo. Mas lembre:

PLANETÁRIO ≠ OBSERVATÓRIO
Os planetários são locais destinados a receber o público e a ensinar fundamentos de astronomia.

Alguns possuem exposições interativas, oferecem palestras e dispõem sessões de cúpula (projeção do céu) que são de tirar o fôlego.

Esse é o objetivo principal: Receber o público.
Read 35 tweets
Apresentando mais uma obra-prima do espaço-tempo, vindo diretamente dos maiores cataclismas do cosmos a convidada de hoje é uma novata silenciosa que atende pelo nome de ONDA GRAVITACIONAL. Vamos relembrar um pouquinho do nosso primeiro encontro com ela em outra #AstroThreadBR
Uma onda gravitacional é uma ondulação no tecido do espaço-tempo. “Ok, mas o que é esse tal espaço-tempo?” Espaço e tempo parecem coisas separadas no cotidiano, não há uma conexão intuitiva entre régua e relógio. Mas quando começamos a estudar vemos que são coisas conectadas.
O espaço-tempo são o palco para a matéria, radiação e outros atuarem. No entanto ele não é algo fixo, ele é um palco daqueles dinâmicos, em que os atores vão modificando conforme a peça ocorre. Há um diálogo entre palco e atores, esse é o sentido das equações de Einstein.
Read 20 tweets
Chegou a #AstroThreadBR pra vc nunca mais vir me falar que não consegue achar as constelações no céu!
Atenção: São necessários ZERO instrumentos astronômicos para aprender!

[Faço divulgação "offline" no Observatório da USP cdcc.usp.br/cda e aqui ceuprofundo.com]
Hoje darei dicas que me ajudam a reconhecer constelações.
Sei pouquíssimas de cor, e só 3 de bater o olho e já reconhecer - o resto eu vou me guiando pelos mapinhas e apps que listei aqui, e pelas que já conheço: ceuprofundo.com/2018/08/15/fer…
Quais as características das estrelas que podemos observar a olho nu, sem precisar de instrumentos e medidas complicadas?

[tempooo]
Read 25 tweets
Tem estrela grande e tem estrela pequena, mas pq a Terra não virou estrela? De onde vem estrela?? Estrela é feita de que??? Q Q É ESTRELA MEU DEUS???? VEM COM A TIA NA #AstroThreadBr
Vamos começar do começo. O espaço parece vazio, mas tem mt coisa lá. Poeira. Gás. Estrelas, planetas, e planetas tmb, mas o que mais tem no espaço é gás de hidrogênio.
Tem mt H. Muito. É ridículo ter tanto H. E ele tá lá desde sempre: o H nasceu no Big Bang. Blz. Espaço, a fronteira final: hidrogênio demais da conta. (thread da @martins_yanna fala bastante disso! )
Read 21 tweets
O estudo de exoplanetas é uma área super recente. Atualmente, contamos com mais de 3700 exoplanetas confirmados, a maioria a partir de 2014. Quer saber mais sobre como eles foram descobertos??? Me acompanhe então nessa #AstroThreadBR sobre métodos de detecção de exoplanetas!
Uma das técnicas mais utilizadas é a que chamamos de TRÂNSITO PLANETÁRIO. Como o nome já diz, significa a passagem (trânsito) de um planeta na frente de sua estrela, à medida que ele gira em torno dela.
Ao observar a luz da estrela por um telescópio, quando o planeta passa na frente, vemos a intensidade da luz diminuir, pois o planeta "tampa" parte da estrela. Reconhece esse fenômeno? Aqui na Terra ocorre o mesmo quando a Lua passa na frente do Sol, o famoso "eclipse lunar".
Read 15 tweets
Manos, manas e trans finíssimas! Chegou a hora de mais uma #AstroThreadBr.
Resolvi falar hoje da principal ferramenta que os astrônomos usam: a LUZ!

Lumos!
Mas por que falar de luz? Parece um assunto muito simples, né? Então, não exatamente. Vou começar contando uma coisa pra vocês: existem vários "tipos" de luz, e nosso olho enxerga uma porção muito minúscula de toda a luz que existe no mundo e no universo.
Espera, Ge, como assim? O que são esses outros tipos de luz?
Bom, vamos lá.. sabe o microondas da sua casa? As tais das microondas que esquentam sua comida são um "tipo" de luz.
Read 12 tweets
VOCÊ PODE CONTRIBUIR PARA A ASTRONOMIA NÃO SENDO ASTRÔNOMO!!! Veja como nessa thread!

vem com moi 🕵️‍♀️👩‍🚀
#AstroThreadBR
#galaxyzoo_ua
Durante essas semanas de threads, muitas pessoas vieram conversar comigo falando que são apaixonadas por astronomia. Algumas com interesse na carreira, outras contando que sonham mas acabaram tomando outros rumos não relacionados à área.
Às vezes as coisas não acontecem da forma como a gente espera mas isso não significa que não seja possível ter um contato com a àrea. Tenho uma boa notícia: existem ferramentas disponíveis que te permitiram ter um contato e até contribuindo com ela!!!
Read 44 tweets
Segura que vem mais #AstrothreadBR!
A SEGUIR:
Galáxias Anãs, o Mistério dos Satélites Faltantes e o que a Matéria Escura não está te contando!
Aperta o cinto e vambora
Vamos começar explicando: o que são galáxias anãs?
A definição geral mais aceita é que galáxias anãs são galáxias com pequeno tamanho intrínseco, baixa magniude absoluta e baixo brilho superficial.

Tá perdido? Calma, fica comigo, vamos ver um por um
O pequeno tamanho intrínseco é o seguinte: se eu comparo duas galáxias lado a lado (a 80km por hora), as galáxias anãs vão ser PEQUENAS.
Por que esse é um ponto importante? Dessa forma temos certeza que são pequenas mesmo (galáxias grandes mas distantes podem parecer pequenas!)
Read 27 tweets
Câmera, luzes e ação! Mais uma #AstroThreadBR saindo do buraco de minhoca mais próximo. Dessa vez teremos muito mais luz, e muito mais ação. O assunto de hoje são Núcleos Ativos de Galáxias (AGN), minha pesquisa em si. É a hora do show dos buracos negros! #existepesquisanobr
Acredita-se que no centro de (quase) toda galáxia exista um buraco negro supermassivo ancorado. Quando falamos de supermassivo, é SUPERMASSIVO MESMO. O consagrado ali tem algo em torno de milhões a bilhões de massas solares. É algo completamente fora da nossa escala.
Read 30 tweets
Aproveitar o momento drástico e as iniciativas fantásticas que tenho visto e fazer uma das coisas que eu mais amo: falar sobre minha pesquisa.
E se fundamenta no estudo dos Sistemas Dinâmicos Não-Lineares, mas o apelido é mais legal e mais conhecido: Teoria do Caos.
Então essa é a minha contribuição pro #AstroThreadBR.
Mas primeiramente: o que é caos?
Tudo é caos, né. O trânsito é caótico, as relações humanas são caóticas, a política é caótica. A gente ouve sobre caos todos os dias, mas "caos" é uma das palavras mais injustiçadas que tem!
Um sistema dito "caótico" nada mais é do que aquele que tem uma sensibilidade às condições iniciais. Isso parece muito simples, mas as consequências dessa definição vão além da nossa vã fiolosofia.
Um clássico e fundamental exemplo de sistema caótico é o sistema solar.
Read 54 tweets
Você já ouviu falar de buracos negros e pensou "Coisa de cientista maluco" ou que são criaturas fora da compreensão humana? Então saiba que eles são, na verdade, os seres mais simples de todo o universo! Vamos cruzar esse horizonte de eventos agora em mais uma #AstroThreadBr
Quando se trata de universo, estrelas e galáxias são objetos MUITO complexos. São descritos por uma infinidade de coisas, cada uma tem uma composição, um formato, uma história. São muitos detalhes!
Um buraco negro (vou chamar de BN) não tem nada disso. Eles são simples, são direto ao ponto. Eles tem um tamanho, que cresce conforme são mais gordinhos, e também podem girar. Massa e spin (o quanto eles giram) descrevem o BN padrão muito bem.
Read 18 tweets
ACHOU Q ENTENDIA DE ESTRELA? ACHOU ERRADO, OTÁRIO. Vou contar aqui pra vcs sobre umas estrelas ESQUISITAS que 99,9% do mundo nem sabe que existe. TOCA A VINHETA E VEM NA THREAD ->
Essas estrelas estranhas chamam estrelas Be. Pronuncia-se "Be-é", pq se vc falar só "Be", tá falando de estrelas B, sem o "e"zinho. PQ ISSO É IMPORTANTE? Pq estrelas Be são um sub-tipo do que nós chamamos de estrelas B. Toda Be é B, mas nem toda B é Be. ->
Tá bão, mas o q q é estrela B, sem o "e" então. Olha, tem mt estrela no universo. E a gente queria diferenciar elas um pouco, baseado no q a gente (astrônomos do passado), via no espectro (na luz) das estrelas. ->
Read 16 tweets
Depois de diversos pedidos (risos) finalmente teremos uma thread estelar!

Nessa primeira edição falaremos de GÊMEAS SOLARES!

Venham comigo nessa #AstroThreadBR
Bom, mas... o que é uma gêmea solar?

Seria uma estrela que nasceu junto com o Sol? Da mesma "mãe" (nebulosa)? Na-na-ni-na-não!

Quando falamos em gêmea solar, não nos referimos a estrelas nascidas com o Sol, nem mesmo estrelas com mesma idade do Sol. Não se trata de aniversário.
Em astronomia, as estrelas nascidas da mesma nuvem de gás e poeira não são chamadas de gêmeas e sim apenas de irmãs. Do termo em inglês "solar siblings". Parece confuso, mas vocês vão entender melhor pra frente.
Read 25 tweets
[THREAD] [#ASTRONOMIA]
Posso te contar que as #galáxias nascem, evoluem e morrem, como nós?
E se, além disso, eu te contar que esse é meu estudo com @thiagosgbr, no @ValongoUFRJ?
Se prepara porque lá vem thread sobre "o que acontece na vida das galáxias"
#mulheresnaciência
"Camila, você disse que as galáxias morrem?"
Antes de mais nada, não fique triste, as #galáxias não morrem exatamente "assim como nós". O que realmente acontece é que as galáxias deixam de formar estrelas. Digamos que elas se aposentam.
Ok, agora que você tá mais tranquilo, vamos começar.
Quando as galáxias estão formando estrelas, elas são azuis. Em contrapartida, quando elas se aposentam, elas se tornam vermelhas. O porquê das cores vai ter que ficar pra outro dia ok? O que eu estudo está entre os dois!
Read 10 tweets

Related hashtags

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!